Rio São Francisco ganha alento com a chegada das primeiras chuvas

A notícia não deixa de ser boa, apesar da severa crise hídrica que assola a grande bacia do Rio São Francisco.  Na leitura de ontem, o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho cresceu de meros 1,62% para 2,15%.  Sinal que o resultado das últimas chuvas já chegaram ao grande lago artificial.

Espera-se que a grande bacia hidrográfica, que atinge regiões distantes no centro-norte de Minas, Brasília (no DF) e nas águas vertentes da Chapada Diamantina possa realimentar o reservatório para valores acima dos 30% verificados em abril deste ano.

Segundo as determinações do Comitê da Bacia do São Francisco, neste ano de 2018 os reservatórios de Três Marias, Sobradinho, Itaparica e outros, ao longo do rio, terão como missão prioritária a perenização, com a regulação do fluxo. As hidrelétricas deixam de priorizar a geração de energia para manter a vazão constante ao longo do ano. É provável que seja determinada uma vazão bem inferior aos 550 m³/segundo, quando a vazão média do rio chega a 2.850 m³/s

Com as chuvas chegando, os grandes equipamentos de irrigação, principalmente à margem esquerda do São Francisco também deixam de operar, o que alivia os contribuintes do rio.

Fonte:jornaloexpresso
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: