Ibotirama: Vereador denuncia obras ilegais no Rio São Francisco

Máquinas tem destruído o solo e a vegetação da margem do rio
O rio São Francisco, que corta diversas cidades do nordeste, tem sofrido com as obras que acontecem em Ibotirana, no norte da Bahia. O vereador Herikson Novais (PV) denunciou as técnicas que, além de inapropriadas para o local, são feitas em desacordo com as leis federais.
As obras estão utilizando máquinas pesadas, que destroem o solo e a vegetação natural na margem no rio. Para o vereador, essas ações “acarretarão profundas transformações e impactos ambientais no canal fluvial, principalmente quando ocorrerem as primeiras chuvas e cheias do rio são Francisco”.
O São Francisco atravessa cinco estados brasileiros e já foi chamado de “Rio da Integração Nacional”, devido a sua utilização como rota de acesso a diversas cidades. Todavia, o local histórico tem sofrido com a ação humana. “O rio é o nosso único patrimônio e encontra-se agonizando, carecendo de cuidados, limpezas do canal, retirada dos esgotos e revegetação das suas margens. Não precisa de maus tratos, assoreamento e construções a beira do seu leito, desestruturando um solo já consolidado”, afirma o vereador.
Fonte:pvsalvador