Baianos festejam a Independência da Bahia e protestam contra a corrupção

Os tradicionais festejos pelo 2 de Julho – data em que é comemorada a Independência da Bahia – começaram em Salvador às 6h deste domingo, 2. A solenidade teve início com uma alvorada de fogos na Lapinha e marcou a 194ª comemoração do evento cívico.

Por volta das 9h, as bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) foram, respectivamente, hasteadas pelo governador Rui Costa; pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Luís Augusto; pelo prefeito de Salvador ACM Neto; e pelo professor Eduardo Morais de Castro.

Tanto o governador como o prefeito compartilharam momentos do desfile em comemoração ao 2 de Julho em suas redes sociais.

Rui, sobre a festa de independência, afirmou que “o Brasil passa por uma crise profunda e os valores fundamentais do Dois de Julho estão presentes hoje. É preciso que se respeite sempre a vontade popular, que se trabalhe respeitando o futuro brasileiro e baiano. O povo baiano consolidou a democracia e a independência”.

Logo após, dois dos símbolos dos festejos, o Caboclo e a Cabocla iniciaram o desfile, saindo da Lapinha, em direção ao Centro Histórico de Salvador. O ponto final deles será a praça 2 de Julho, popularmente conhecida como praça do Campo Grande.

Fora Temer

Durante o desfile, manifestantes com cartazes e instrumentos musicais protestaram contra a corrupção e pediram a saída do presidente Michel Temer, que é acusado pela Procuradoria-Geral da República de corrupção passiva. O caso foi encaminhado do Supremo para a Câmara dos Deputados, que decidirá se o processo para investigar o peemedebista deve seguir em diante.

Um dos manifestantes, inclusive, levou uma mala para o desfile, simbolizando a do ex-deputado Rocha Loures, flagrado pela Polícia Federal com R$ 500 mil em uma mala. Este dinheiro, que é resultado de pagamento de propina da JBS, segundo investigação, seria compartilhado com Temer. Loures chegou a ser preso, mas foi solto pelo Supremo esta semana.

Programação

As comemorações do dia se encerram por volta das 17h, no Campo Grande. Haverá um novo hasteamento das bandeiras, colocação de flores no monumento ao 2 de Julho pelas autoridades e o acendimento da pira do fogo simbólico pelo atleta cabo da Polícia Militar (PM-BA), José Francisco Rodrigues.

Também está programado um encontro de filarmônicas, regida pelo maestro Fred Dantas. O início será às 17h30 e segue até as 21h30, ainda no Campo Grande. No mesmo local, mas na segunda, 3, o público vai poder participar do “Baile da Independência” com a Orquestra do Maestro Fred Dantas, das 18h às 21h30.

O evento encerará na próxima quarta, 5, com a volta dos carros do Caboclo e da Cabocla à Lapinha, com a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais. (A Tarde)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: