Barra e Xique-Xique continuam esperando por ponte que faria ligação entre cidades

Quem já passou pela Bahia, com certeza já ouviu falar da cidade de Barra, uma das mais antigas cidades do estado e uma das principais cidades do Vale do São Francisco, conhecida principalmente pelas suas tradicionais barcas de transporte.

Com seus mais de 50 mil habitantes, o município é uma dos principais pontos que fazem ligação com a cidade de Xique-Xique (para quem vem do extremo Oeste Baiano), e mesmo sendo um ponto central de tráfego da região, ainda não possui uma ponte que facilite a travessia do Rio São Francisco, a exemplo de Ibotirama que possui uma ponte com mais de 1 Km de distância.

Não obstante a tanta importância, a ponte de Barra fica restrita apenas a promessas de campanhas políticas, e a construção que transportaria pessoas e veículos com mais segurança ainda parece uma realidade distante, apesar de inúmeros relatos (contados pelos moradores e operadores da barca) de acidentes em que até carros já caíram da barca.

O crescimento econômico da macro região do Oeste do estado é inteiramente derivada do agronegócio, e depende totalmente de melhor infraestrutura para transporte de carga, não só para o porto da capital como também para o interior do estado, o que leva a passagem pela cidade de Barra. Tal importância deveria propiciar ao poder público a demanda necessária para a construção da ponte, mas o mesmo se omite da responsabilidade, seja na esfera estadual ou na esfera municipal.

Devido a tanto descaso por parte do poder público, só mesmo a mobilização popular junto aos deputados federais e estaduais podem arrancar respostas para a possível solução do problema que traz impactos não só a economia da região, mas também a segurança das pessoas.

 

Fonte:Ivan Nevton/Folha Informativa
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: