Ciretrans recebem treinamento da Sesab para combate ao Aedes aegypti

Os coordenadores das 33 Cinscunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) que funcionam no interior do estado participaram de um treinamento para combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na última terça-feira (19).

No pátio de veículos apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), no bairro de Mussurunga, em Salvador, agentes de endemias da Sesab mostraram o risco que os carros e sucatas expostos representam para o acúmulo de água e lixo, ambiente propício para a reprodução do mosquito transmissor da zika, chikungunya e dengue.

Para evitar os focos do Aedes, foram ensinadas medidas preventivas. “Primeiro, a gente localiza o possível criadouro do mosquito. Caso haja água no local, utilizamos 0,1g de larvicida, que serve para até 50 litros de água. Em chapas de aço, onde não se usa o larvicida, a orientação é completar com areia para evitar que a água se acumule”, explicou o agente de endemia, Jessé dos Santos Peixoto.

Segundo o coordenador de Fiscalização do Detran, tenente- coronel Josafá Soares, que também participou do treinamento, a parceria com a Sesab reforça o trabalho preventivo já realizado pelo órgão de trânsito. “Fazemos o controle regular da situação nos pátios da capital e do interior e realizamos a operação ‘Cidade Limpa’, que retira carros abandonados nas vias. Agora, os coordenadores das Ciretrans estão melhor preparados e vão levar o que aprenderam aqui para as suas unidades, onde serão multiplicadores das informações junto aos servidores”, declarou.

O coordenador da Ciretran de Itamaraju, no extremo sul baiano, Gustavo Gouveia, estava confiante. “Com as orientações que recebemos, vamos poder tomar providências mais efetivas contra o mosquito, como usar a quantidade certa de larvicida e colocar lonas nos veículos com janelas quebradas”.


Fonte: Ascom/Detran

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: