Empresa brasileira cria primeira bicicleta do mundo com plástico reciclado

Com cerca de 200 garrafas PET é possível construir uma bike ecológica.

Com cerca de 200 garrafas PET, o artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil, cria uma bicicleta ecológica. A primeira bicicleta do mundo feita com plástico reciclado foi desenvolvida e fabricada no Brasil, após 12 anos de pesquisas.

A produção dessa bicicleta é mais barata que o sistema convencional, pois só precisa de um molde e injeção de material já na cor final, eliminando etapas de pintura e solda, além de não enferrujar, prologando a vida útil do produto.

As partes internas do quadro possuem variações de volume em vários pontos para garantir seu equilíbrio e flexão, o que elimina também a necessidade de amortecedores.

Atualmente a empresa de Muzzi, a MuzziCycle, produz 10 mil unidades da bike de plástico reciclado por mês e está, inclusive, com lista de espera de compradores. O sucesso é tanto que a companhia já possui filial na Holanda e na Argentina.

Quer uma bike ecológica? É possível se cadastrar na lista de espera aqui. Os clientes podem optar por comprar a bicicleta inteira ou só o quadro feito com plástico reciclado.

Muzzi planeja aumentar a produção e também desenvolver um modelo de cadeira de rodas feita com plástico reciclado. A ideia é que os deficientes físicos não paguem pelo produto, apenas financiem a matéria-prima, que atualmente vem de ONGs que recolhem sucata. Assim, além de ajudar o meio ambiente, o processo ainda gera renda para os catadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: